Casamento civil – 10 dicas para festejar com pouco dinheiro

Casamento civil – 10 dicas para festejar com pouco dinheiro

Casamento civil – 10 dicas para festejar com pouco dinheiro

Uma infinidade de casais tem optado apenas em fazer o casamento civil e uma recepção simples, também conhecida como mini wedding. É uma ótima forma de casar com estilo mesmo em época de crise e uma solução interessante para aqueles que não querem gastar muito ou têm poucos amigos e familiares. O casamento civil pode também ser memorável e você nem precisa dispor de muito dinheiro para realizar seu sonho. Veja agora 10 dicas para festejar com pouco dinheiro, sem culpa e sem crise!

1) Casamento civil – Minimalista e especial

O casamento civil pode ser realizado em uma grande cerimônia, com festa e tudo mais. Mas quem geralmente busca se casar apenas no civil atualmente, prefere algo mais simbólico e intimista. É ideal para casais modernos que não têm tempo a perder. O ideal é se casar no cartório mesmo, em uma data qualquer ou fazer uma cerimônia no local da recepção. Isso poupa até 95% de uma festa cheia de pompa.

2) Recepção apenas para os mais íntimos

A ideia de um casamento civil com uma cerimônia menor é convidar apenas a família e os amigos mais íntimos, sem incluir colegas mais distante e o pessoal do trabalho por exemplo. Esta é uma grande vantagem para aqueles que querem comemorar com as pessoas que realmente importam para o casal.

3) Casamento de jardim

Uma ideia interessante para casamentos menores ou para casais que preferem fazer um casamento civil com festa é fazer um casamento de jardim. Caso tenham espaço, o casal pode optar em criar um ambiente ao ar livre na sua própria casa ou contratar um espaço especializado.

4) Casamento em um navio

Outra opção é o casamento a bordo de um navio. Há diferentes pacotes e a festa é menor que o comum, só para os íntimos, seja em alto mar ou quando o navio estiver ancorado. Pode optar-se pelas acomodações dos hóspedes no navio ou apenas realizar a festa. Quem realiza a cerimônia é o capitão ou autoridade equivalente, mas é simbólico, pois o casal deve providenciar os trâmites do casamento civil legalmente com antecedência no cartório.

5) De olho nas regras do casamento civil

Cada região tem suas próprias condições e cartórios específicos, além de taxas variadas para o casamento civil. Para cada tipo de pessoa (solteiros, viúvos, divorciados, estrangeiros, etc.), há uma relação de documentos. Informem-se com antecedência.

6) Convites e formalidades

Não é porque os noivos preferiram uma recepção mais singela e o casamento apenas no civil que não deve haver convites e as demais formalidades. É tudo igual, mas em uma escala menor. É preciso convidar as pessoas queridas com um prazo adequado e providenciar a recepção. A vantagem de um casamento civil com recepção pequena é que é possível focar em um cardápio mais sofisticado, por exemplo, assim como uma decoração mais apurada, já que os gastos serão menores.

7) Quem realiza o casamento civil

É o juiz de paz que celebra a cerimônia de casamento civil. Os noivos podem optar em fazer no cartórioou podem pagar a taxa de deslocamento do juiz e marcar uma data para a cerimônia fora do cartório. Preparem-se com dois ou três meses de antecedência, inclusive dando entrada na papelada.

8) Vestimentas e detalhes especiais

Não é indicado que as noivas optem por um vestido muito extravagante em cerimônias menores, como um vestido de baile, por exemplo. O traje deve ser formal e condizente com a ocasião, mas há uma infinidade de modelos luxuosos e sofisticados e discretos, que podem ficar mais adequados. Quanto ao noivo, a formalidade de um terno já basta. Há ainda aqueles que preferem efetivas o casamento civil antes da recepção, e muitos casai fazem isso até mesmo na hora do almoço, com a roupa que estiverem.

9) Como convidar para um casamento civil

É de bom tom entregar em mãos o convite a cada convidado com a diferença de 30 a 60 dias de antecedência, assim como se faz em casamentos maiores. O convite deve ter o estilo do casal.

10) Ambiente acolhedor

O casamento civil com recepção minimalista é uma ótima solução não apenas para quem quer economizar dinheiro, mas para aqueles que preferem um ambiente acolhedor e intimista, em que se possa conversar e celebrar a união do casal.

Lista de Comentários

Deixe seu comentário